Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A palavra NON

Categorias: Atualidade, opinião, filosofia ,cultura, em especial cinema, literatura e religião. Escrevo na blogosfera desde 2011, no dia de anos de Manoel de Oliveira. Em tudo o que escrevo ele está presente. Dai o titulo NON!

A palavra NON

Categorias: Atualidade, opinião, filosofia ,cultura, em especial cinema, literatura e religião. Escrevo na blogosfera desde 2011, no dia de anos de Manoel de Oliveira. Em tudo o que escrevo ele está presente. Dai o titulo NON!

07.07.20

Acabaram-se as arrumações!


Fátima Prudêncio

 

arrumar.jpg

Mudar de casa, sem ajuda para por as coisas em ordem, pode ser uma canseira,  e ser  uma tarefa  quase interminável. Só de pensar em mudar, dá logo canseira. Mudei porque não estava bem na antiga casa. E porque esta nova casa quase me caiu ao colo. Mas realmente nada acontece "porque sim". As coisas acontecem e eu digo sim ou não, ou nim. Neste caso foi um feliz sim, e estou radiante. Às vezes temos que arriscar. E curioso é que estando finalmente bem,  nada, mas nada, me faz estar apegada ou presa à casa e às coisas que nela habitam.

Sempre vivi em casas que não eram minhas. Luanda, Washington, Moscovo, e no espaço e tempo de cerca de trinta anos. E sempre disse para mim própria: esta vida diplomática é muito pedagógica. Porquê? Porque experimento que todas estas casas são moradas provisórias. E aprendi mesmo a lição. A ponto de dizer que habito mais uma morada provisória. E verdade que não temos aqui "morada permanente" - oiço no Hino de Completas. Contudo, e paradoxalmente, cada vez sou mais "uma" com este lugar que visto a meu gosto. 

Não sei viver na bagunça e não preciso de muito. O menos é mais. Dou coisas que gosto, vendo outras e sei que se as coisas estão no seu lugar, eu vou mais facilmente ao meu lugar. Graças a Deus.

Agora, é preciso dizer que já vi muito boa gente que vive a vida em arrumações. Eu não quero isso para mim. Sei que podia melhorar aqui ou ali. Mas ir  po aí é correr o risco de não viver, não gozar. Nada, mesmo nada. As casas são  lugares de descanso, mas principalmente trampolins para os felizes passos que me desafiam. Em plenitude e paz, no convívio com esta família cuja História não se limita a expor as suas lombadas nas minhas novas estantes. Uma História que herdei e faço minha num colo que não tem braços suficientes para a agarrar. Por isso peço sempre ajuda.

1 comentário

Comentar post